CIDADE

Maringá ganha doutor em Planajamento Urbano

Jurandir Guatassara Boeira, secretário do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação, acaba de defender tese e se tornar o primeiro doutor em Planejamento Urbano de Maringá e região.

O título foi conferido no final de junho, na Universidade de São Paulo (USP), quando apresentou a tese: “O Planejamento Urbano da Cidade de Maringá: Alcances e Limites”, com 312 páginas.

A idéia agora é transformar a tese em livro.

"Este é o primeiro trabalho que aborda a questão do planejamento de maneira sistemática e abre as portas para novas pesquisas na área", comentou Guatassara Boeira.

De acordo com o secretário, a tese trata a importância do planejamento urbano na formação das cidades, como é o caso de Maringá.

A pesquisa aborda desde a concepção do projeto até a construção de Maringá, chegando aos dias de hoje.

A pesquisa também aponta os trabalhos originais do engenheiro Jorge de Macedo Vieira.

"Foram meses de pesquisa intensa na prefeitura e na Câmara Municipal; administração após administração; e, leis de loteamento, código de obras e construções do município", relata.

Assim como o secretário do Seduh, outros secretários e diretores da equipe de Governo do prefeito Silvio Barros também são credenciados para exercer as funções para a qual foram escolhidos e a grande maioria, com formação superior, mestrados e cursos afins.

Qualificação:

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, Guatassara Boeira fez especialização na Alemanha, mestrado em Análise Ambiental e Regional na Univiserdidade Estadual de Maringá (UEM).

Professor da Univseridade Estadual de Londrina (UEL) desde 1986, também participou de curso de Planejamento Urbano e Regional no Japão.

Pmm