SAÚDE

Profissionais da saúde poderão tirar dúvidas pela internet

O Paraná implantará neste ano o Telessaúde, projeto voltado para a orientação, via internet, de profissionais do programa Estratégia Saúde da Família que tenham dúvidas clínicas ou desejam uma segunda opinião. Os recursos para a instalação, da ordem de R$ 3,5 milhões, virão do Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 3.084 de 23 de dezembro de 2011. Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais também implantarão o Telessaúde em 2012.

Segundo o ministério, que já desenvolveu o projeto em 12 estados, 70% dos atendimentos são resolvidos localmente, sem a necessidade de encaminhamento de pacientes para os grandes centros.

De acordo com a diretora da Escola de Saúde Pública, Regina Gil, o uso desse recurso tecnológico também ajuda a garantir a fixação dos profissionais nos municípios do interior. “O Telessaúde será uma das ferramentas na implantação do Programa Mãe Paranaense”, afirma.

A primeira fase prevê a instalação de 50 pontos com internet, sendo 46 distribuídos em unidades de saúde da macrorregional de Curitiba e outros quatro pontos em universidades – UFPR (Curitiba), Unioeste (Cascavel), UEL (Londrina) e UEM (Maringá). Professores e gestores ficarão responsáveis por responder as questões enviadas por e-mail pelos profissionais.

Participaram da pré-aprovação do projeto de implantação do Telessaúde, em setembro de 2011, representantes das universidades, do Conselho Estadual de Saúde, das superintendências e das regionais de saúde e municípios em que os pontos serão instalados.