IPTU

Contribuintes começaram a receber guias do IPTU pelos Correios nesta semana

Os contribuintes de Maringá começaram a receber nesta segunda-feira (2) as guias do IPTU, que estão sendo entregues nas residências, com opção para pagamento à vista com desconto de 15% até 19 de janeiro, com desconto de 10% até 9 de fevereiro ou parcelada em 12 vezes. Segundo informações dos Correios, já foram entregues mais de 30 mil guias e a distribuição prossegue até o dia 16 de janeiro.

Após esse prazo, quem optou pelo parcelamento ou quem não recebeu a guia de recolhimento, deve procurar a Praça de Atendimento da Prefeitura, imprimir as guias nos terminais de autoatendimento no Paço Municipal ou pela Internet – www.maringa.pr.gov.br – Tributos Municipais.

As guias parceladas podem ser pagas entre os dias 11 a 20 de cada mês, conforme o cadastro de cada imóvel. O contribuinte recebe na guia de recolhimento a opção para o pagamento da primeira parcela, referente ao mês de janeiro. As demais guias devem ser retiradas na Prefeitura ou pela Internet.

O pagamento do IPTU pode ser feito nos bancos credenciados – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander, que está conveniado a partir deste ano.

Foram confeccionados pela Secretaria de Fazenda cerca de 130 mil guias de IPTU, que totalizam aproximadamente de R$ 90 milhões em impostos e taxas, que serão revertidos em serviços para a comunidade. A exemplo dos anos anteriores, o IPTU para o exercício de 2012 não teve aumento, apenas a atualização de 5,79% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15).

Segundo o diretor tributário da Secretaria de Fazenda, Nelson Pereira da Silva, o novo modelo de guia de recolhimento do IPTU adotado pela Prefeitura desde 2010 trouxe mais comodidade ao contribuinte e economia no processo de confecção, além de reduzir os impactos ambientais, retirando de circulação mais de 600 mil folhas sulfites ao ano.