AÇÃO SOCIAL

Proerd municipal será ampliado

Considerado um dos mais importantes programas de combate às drogas, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), será ampliado para toda rede Municipal de Ensino de Maringá.

O anúncio foi feito ontem à tarde pelo prefeito Silvio Barros durante a formatura de 1.277 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, dos quais 284 de 4 escolas da Rede Municipal, que pela primeira vez participaram do programa.

O evento foi realizado na Igreja Batista Renovada, que ficou completamente lotada.

A solenidade contou também com a presença do comandante do 4ª Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Devaldir Amadei, a secretária da Educação do Município, Norma Deffune, o delegado do Adolescente, Laércio Cardoso Fahur e representantes de órgãos estaduais e municipais e outras instituições.

As primeiras escolas municipais beneficiadas com o projeto piloto do Proerd foram: Dr. Helenton Borba Cortes (Parque Residencial Aeroporto); Professora Agmar dos Santos (Conjunto Angelo Planas); Diderot Alves da Rocha Loures (Parque das Grevíleas III); e Pioneira Mariana Viana Dias (Conjunto Itaparica).

No seu discurso Silvio Barros ressaltou o trabalho preventivo do Proerd.

“Agradeço o trabalho da Polícia Militar e parabenizo a visão do Núcleo Regional de Ensino, que saiu na frente e nos mostrou que trata-se de uma ação preventiva eficiente”.

HISTÓRIA:

O programa foi criado em Los Angeles (EUA), em 1983, e, devido a sua eficiência, atualmente está sendo desenvolvido em 58 países.

O programa tem a duração de um semestre letivo, com uma aula por semana.

O objetivo do projeto é o reforço da auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões dos colegas, amigos e dos meios de comunicação e também o desenvolvimento da criatividade.

O instrutor do programa é um policial militar voluntário, selecionado diante de sua conduta profissional, ética e moral.

Deve possuir, além do treinamento especial, auto-estima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho com as crianças e comunidade.

Pmm