SAÚDE

Saúde orienta produtores da Horta Comunitária do Ney Braga sobre alimentação saudável

A Secretaria de Saúde levou nesta segunda-feira (19) a campanha de orientação do consumidor sobre a escolha e opção por alimentos saudáveis para os produtores da Horta Comunitária do Conjunto Ney Braga e comunidade local.

A coordenadora do programa Maringá Saudável, Ana Rosa Palácios e o engenheiro agrônomo e coordenador do programa Hortas Comunitárias, José de Oliveira Albuquerque, apresentaram a proposta da campanha e distribuíram sacolas retornáveis e materiais informativos à população. Além da atuação da Saúde nas Hortas Comunitárias, a campanha será realizada em supermercados e feiras livres.

Através da gerência da Vigilância Sanitária e SUS, a Secretaria de Saúde produziu um folheto com as principais dicas na hora da escolha, compra e armazenamento de alimentos. Com o título “A escolha do alimento garante uma vida saudável”, o informativo orienta os consumidores sobre a armazenação correta de alimentos e seleção na hora da compra, além de informações sobre produtos industrializados, de origem animal, hortículas e de cereais.

O agrônomo José de Oliveira Albuquerque lembrou que a Horta Comunitária do Jardim Ney Braga é a primeira a receber a campanha. “Começamos a campanha aqui devido a localização da horta do Ney Braga ser muito significativa. Estando ao lado da Unidade Básica do bairro, deve ser um exemplo de promoção em saúde”, destacou.

A coordenadora Ana Rosa Palácios explicou que os produtores ao vender os legumes devem transmitir as informações sobre a alimentação saudável à comunidade. “Nesta horta vemos muito verde e nenhum lixo. Essas sacolas podem ser utilizadas várias vezes não poluindo o meio ambiente”, lembrou Ana Rosa, destacando que as sacolas foram entregues também nas Unidades Básicas de Saúde.

Uma das produtoras da horta, Jaira de Lima Cordeiro, 43 anos, disse que a campanha alertará os moradores do bairro para adotar hábitos saudáveis, principalmente, com a alimentação da produção da horta. “No Ney Braga temos uma Horta com a produção de legumes e folhas sem o uso de agrotóxicos. Vamos participar da campanha e incentivar os consumidores para o uso das sacolas e dar dicas para uma boa alimentação”, explicou.

Já o produtor Aparecido Ferreira Lara, 62 anos, lembrou que as sacolas serão importantes para a comunidade carregar os legumes e folhas colhidos no local. “Ao invés de usar várias sacolas plásticas, os produtores terão apenas uma para carregar a produção, evitando espalhar sujeira nas ruas”, afirmou.

O secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, lembra que a campanha levará ainda a orientação a outros locais de comercialização de alimentos, atingindo grande parte da população.

“Além de informarmos sobre a importância da alimentação saudável, incentivaremos o uso de sacolas retornáveis. Ainda existe muita desinformação sobre o assunto, e a campanha quer mobilizar a população para a adoção de hábitos saudáveis, começando pela escolha dos alimentos comprados nas feiras e supermercados”, explicou o secretário.

Assessoria de Comunicação PMM