CIDADE

Parceiros começam definir Centro de Inovação de Maringá

O prefeito Silvio Barros reuniu nesta quarta-feira (14), no Sebrae, os parceiros envolvidos na implantação do Centro de Inovação de Maringá. Na segunda reunião de planejamento estratégico, o grupo formado por representantes de instituições, entidades e órgãos públicos e privados definiram o conceito e o modelo de Centro de Inovação a ser implantado no município.

O projeto vem sendo desenvolvido pela Prefeitura com ajuda de vários órgãos, inclusive estaduais, e ganhou força após a viagem da comitiva liderada pelo prefeito à Europa. O grupo conheceu Centros de Inovação da Itália, França e Alemanha, de onde vieram várias iniciativas que podem ter resultados positivos para o modelo local.

A proposta apresentada aos parceiros é implantar programas de inovações voltados às áreas de interesse econômico do município e da região. Entram nessa lista os segmentos de confecções e têxtil, movelaria, metal mecânico e sucroalcooleiro, além do aeroporto internacional para cargas.

Na primeira reunião com o grupo, realizada na semana passada, o prefeito Silvio Barros apresentou um balanço da viagem à Europa e mostrou a proposta do projeto de implantação do Centro de Inovação. Silvio Barros reforça ainda a participação das instituições de ensino e pesquisa na viabilidade do projeto.

A proposta do Centro de Inovação envolve vários setores, desde a Prefeitura, Sebrae, Codem, Acim, UEM e outras instituições de ensino, Fiep, sindicatos do Vestuário e Metalmecânico, além de total apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. O secretário Alípio Santos Leal conheceu o projeto durante reunião do Codem em outubro, e se mostrou empolgado com a implantação do Centro de Tecnologia, que será o primeiro do Paraná.

O secretário de Estado elogiou a “visão estratégica” de Maringá e lembrou que existem recursos para bons projetos como o Centro de Tecnologia. O próximo passo do grupo será definir o planejamento estratégico para a implantação do centro em 2012.