NATAL

Praça da Prefeitura está pronta para receber Papai Noel nesta quinta-feira

Os coordenadores do Natal Ingá estão nos preparativos finais para a abertura oficial do período natalino, que começa nesta quinta-feira (8), a partir das 20 horas, com a chegada de Papai e Mamãe Noel e diversas atrações na praça da Prefeitura. A administração municipal convida a população de Maringá e região para prestigiar o evento.

Uma grande festa vai brindar a chegada do casal Noel, com apresentação do coral e da orquestra do Cesumar, distribuição de gorros, entrega de bicicletas para os vencedores da mostra de cartões de Natal realizada por alunos da rede municipal, show pirotécnico, iluminaçãa da cidade e abertura da Vila do Papai Noel, na praça Napoleão Moreira da Silva.

A coordenadora do Natal Ingá e presidente do Provopar, Bernadete Barros, convida as pessoas para acompanharem a chegada do Natal. “Esta é uma festa tradicional na cidade, preparada com muito carinho pelos organizadores do Natal Ingá. Será uma noite especial para celebrarmos juntos a chegada do Papai Noel”.

Vila do Papai Noel

As atrações da Vila do Papai Noel estarão abertas ao público a partir do dia 8 de dezembro, depois das comemorações na praça da Prefeitura. A Casinha do Papai Noel estará aberta ao público até o dia 24 de dezembro, de segunda a sexta-feira das 14 às 22 horas. E aos sábados e domingos das 10 às 23 horas.

Além dos tradicionais projetos da Casinha do Papai Noel e do Trenzinho do Noel o espaço terá novidades como a Fábrica de Brinquedos e o Teatro de Bonecos A Casinha do Papai Noel ficará sob responsabilidade do Asilo São Vicente de Paulo, que transformará seus idosos em papais e mamães noéis repetindo o sucesso do ano passado.

Comércio

O comércio de Maringá começa funcionar nesta quinta-feira (dia 8) em horário especial de Natal. Na quinta e na sexta-feira, as lojas abrirão até as 20 horas. No período de 12 a 23 deste mês, ficarão abertas até as 22 horas.

Nos sábados dias 10, 17 e 24, o comércio de rua permanecerá aberto até as 18 horas. As lojas também funcionarão em horário especial no dia 18 de dezembro, um domingo, abrindo das 14 às 20 horas. Já no dia 26 de dezembro o comércio estará fechado. Nas comemorações do Ano Novo, no dia 31, as lojas abrem até o meio-dia e no dia 2 de janeiro, funcionarão em horário normal. Já os supermercados funcionarão até as 18 horas nos dias 24 e 31 de dezembro. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, abrirão a partir das 12 horas. Assim como o comércio em geral, os supermercados também funcionarão em horário especial no dia 18 de dezembro, domingo que antecede o Natal, só que das 9 às 15 horas.

Atrações

Chegada do Papai Noel

É o evento oficial de abertura do Natal Ingá e reunirá toda a cidade, turistas e artistas para a chegada do Papai Noel em um evento memorável, de muita emoção e luzes.

Local: Centro de Convivência Renato Celidônio (ao lado do Paço Municipal)

Data: 8/12/2011

Horário: 19h30

Vila do Papai Noel

Logo após a Chegada do Papai Noel (08/12) ele irá realizar a abertura da Vila do Papai Noel. A praça Napoleão Moreira da Silva, onde está localizada a Casa do Papai Noel, se renova para o Natal com atrações, teatro de bonecos, shows e a Fábrica de Brinquedos. É desta vila encantada que sairá o trenzinho do Papai Noel e onde também chegará a Carreata da Coca-Cola.

Local: Praça Napoleão Moreira da Silva

Data: de 9/12/2011 à 24/12/2011

Horário: das 10h às 22h00

Natal Ingá no Parque do Japão

O Parque do Japão é uma grande atração e para o Natal terá decoração, iluminação, Papai Noel e queima de fogos. Estará aberto para visitação com apresentação de corais, danças e orquestra.

Local: Parque do Japão

Data: de 10/12/2011 a 08/01/2012

Horário: a partir das 18h00

Linha Natal

A TCCC em parceria com a Acim irá realizar no período de Natal um itinerário exclusivo para visitação aos locais premiados no Concurso de Decoração ACIM Mulher e também no comércio do Centro da Cidade.

Local: Itinerário em toda a cidade

Data: de 12/12/2011 a 23/12/2012

Horário: a partir das 20h30

Parada de Natal

As Paradas de Natal são uma grande atração artística de Natal. Serão oito apresentações espalhadas por toda a cidade em uma programação especial. São 60 bailarinos e 10 atores em um show inesquecível.

Local: diversos bairros/distritos da cidade

Data: 14/12 a 21/12

Horário: 20h30

Caravana de Natal Coca Cola

Uma caravana muito iluminada no espírito do Natal Ingá, com incríveis caminhões decorados e muitos carros que acompanham o trajeto, iluminando e encantando as pessoas por onde passam.

Local: itinerário especial da Fábrica da Coca Cola à Vila do Papai Noel

Data: 16/12

Horário: 21h00

Um Shopping à Céu Aberto

Decoração e iluminação das principais avenidas e ruas movimentando o centro e o comércio da cidade no espírito de Natal.

Local: Ruas da Cidade

Data: 08/12 a 23/12

Horário: manhã, tarde e noite

Papai Noel dos Correios

Exposição de cartas enviadas ao Papai Noel até 10 de dezembro na agência dos Correios - Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça da Prefeitura).

Natal no Paço Municipal

Apresentação de corais, Arautos do Evangelho e culto ecumênico no andar térreo da Prefeitura de Maringá.

Natal nos Shoppings

Shopping Catuaí

Shopping Maringá Park

Shopping Avenida Center

Shopping Mandacaru Boulevard

Shopping Cidade Maringá

Rota Sabores do Natal

A ABRASEL organiza o Festival Gastronômico intitulado “Rota Sabores do Natal”, com a participação dos estabelecimentos de alimentação da cidade que apresentarão ao público os pratos especiais da culinária natalina.

Local: Restaurantes, bares e similares participantes

Data: 8 a 30 de dezembro

Horário: almoço, happy hour e jantar

Natal O Ano Inteiro...No Mundo Inteiro - Hospital do Câncer

Missa celebrada por Dom Anuar Battisti e o Padre Valter Antônio Brandão. Cantata de Natal com o Coral do Colégio Santa Cruz e o Coral Arquidiocesano de Maringá e para encerrar o evento, a chegada do Papai Noel.

Local: Hospital do Câncer

Data: 16/12

Horário: 19h30

Natal na Vila Santo Antônio

Dia 08 de dezembro, iluminação na praça da Igreja Santo Antônio e árvore de natal confeccionada com material reciclado. A partir do dia 10 de dezembro tem início o concurso de presépios.

Arautos do Evangelho - Som Luz e Movimento

Os Arautos do Evangelho fazem apresentações do presépio em uma emocionante narrativa da anunciação, nascimento, crucificação e ressureição de Cristo.

Local: Sala Joubert de Carvalho – ao lado da Biblioteca Centro

Data: até 07/01/2012

Horário: alternados.

Arautos do Evangelho – Cantam e Encantam Maringá

Os Arautos do Evangelho fazem apresentações especiais por toda a cidade até o dia 25/12.

Cantando a Natureza'' Coral da Sanepar”

Apresentação do Coral da Sanepar no sábado, dia 10 de dezembro.

Expoguatemi é Natal Ingá

Apresentação cultural das escolas de Iguatemi e shows culturais e artísticos.

Local: Praça Luiz Moreira de Carvalho

Data: de 07 a 11 de dezembro

Horário: 20 horas

Natal é Tempo de Advento

Em todas as paróquias de Maringá, nos quatro finais de semana que antecedem o Natal.

Local: Igrejas Católicas

Data: 10/12, 11/12, 17/12 e 18/12

Horário: alternados.

Cartões de Natal

As crianças das escolas públicas municipais participam de um concurso criativo de cartões de Natal.

No dia 08/12, os autores dos 10 cartões selecionados serão premiados e os cartões confeccionados serão distribuídos.

Decorações de Natal

Aeroporto

Rodoviária

Praças, Ruas e Avenidas da Cidade

Auto de Natal

Uma espetacular apresentação de Natal com diversos atores, som e muita luz transformando o Auto Natal em um verdadeiro show cultural que emociona e faz relfetir sobre o espírito natalino.

Local: Centro de Convivência (ao lado do Paço Municipal)

Data: 10/12

Horário: 20 horas

Exposição de Presépios

Uma exposição itinerante com espetaculares presépios artesanais que representam diferentes culturas e formas de criação.

Local: Vários Locais

Data: de 08/12/2011 a 05/01/2012

Horário: manha, tarde e noite