CIDADE

Maringá assina adesão ao Pacto Global da ONU

O prefeito Silvio Barros assina nesta terça-feira (6), às 8 horas, no Hotel Elo, a adesão de Maringá ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e se compromete a apoiar os dez princípios relacionados a Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção em todas as suas formas.

O documento será assinado junto ao Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, presidido pelo maringaense Wilson Yabiku, entidade ligada à FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná – signatária que trata da responsabilidade social e ambiental junto à ONU.

Através do documento, Maringá expressa a intenção de apoiar e difundir os princípios dentro da sua esfera de influência e assinala o comprometimento de fazer do Pacto Global parte da estratégia, cultura e operações diárias, empreendendo todos os esforços para divulgá-lo publicamente junto aos funcionários, parceiros e público em geral, além do engajamento nos projetos de colaboração que promovam o avanço dos objetivos buscados.

Visando aderir ao Pacto a Prefeitura de Maringá enviou correspondência à ONU e no dia primeiro de dezembro recebeu ofício do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon para o prefeito Silvio Barros. Nesse documento, Ban dá boas-vindas à intenção do município se tornar participante da iniciativa de cidadania e assinala que em uma ou duas semanas enviará nova correspondência sobre o compromisso firmado com Maringá, além de solicitar documentos a respeito do futuro envolvendo o município e o Pacto.

RESPEITO E ÉTICA

O Pacto Global é uma iniciativa que dá resultados e que atualmente engloba entidades e empresas de todo o mundo, planejando e gerenciando programas a partir de valores humanos essenciais, como o respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente e à ética nos negócios.

Nas ações para governos, os compromissos são de adotar medidas para tornar a economia global mais robusta e inclusiva, incorporando princípios universais às práticas empresariais; exortar os governos a cultivar ambientes com instituições econômicas efetivas e políticas de apoio, a fim de proporcionar uma estabilidade de longo prazo e promover a transparência e o empreendedorismo; exortar os governos a apoiar negócios responsáveis em nível nacional e internacional, mediante defesa pública e apoio educacional.

O prefeito Silvio Barros explica que “Reconhecemos que um requisito fundamental para a participação no Pacto Global é a apresentação de uma Comunicação de Progresso (COP), que descreva nossos esforços na implantação dos dez princípios. Apoiamos a prestação de contas e transparência das informações e, por conseguinte, comprometer a presentar um relatório sobre os progressos realizados no prazo de um ano após a adesão ao Pacto Global e depois, anualmente, de acordo com a política de COP do Pacto Global”.

Estes são os princípios-chave nos segmentos de direitos humanos, trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.

Princípios de Direitos Humanos

1. Respeitar e proteger os Direitos Humanos.

2. Impedir violações de Direitos Humanos

Princípios de Direitos do Trabalho

3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho.

4. Abolir o trabalho forçado.

5. Abolir o trabalho infantil.

6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho.

Princípios de Proteção Ambiental

7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

8. Promover a responsabilidade ambiental

9. Encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente.

Princípio contra a Corrupção

10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Para o prefeito Silvio Barros, as metas do Pacto da ONU são uma esperança de transformar pensamentos e ideias em ações válidas, com objetivos concretos: “Em constante evolução o município de Maringá abraça causas e projetos com finalidade sociais, culturais e educativas. Nosso objetivo é compartilhar o progresso com toda a sociedade”.