CIDADE

Ginásio Chico Neto é o único do Sul do Brasil climatizado

Ginásio Chico Neto é o único do Sul do Brasil climatizado
Temperatura interna do Chico Neto será entre 22 e 26 graus.
A reforma realizada no Ginásio Chico Neto trouxe uma novidade para Maringá, que passa a ser o único município do Sul do país, e um dos poucos do Brasil, a contar com um ginásio de esportes totalmente climatizado.

Para dar mais comodidade aos visitantes foram instalados seis máquinas de ar condicionado, com capacidade para refrigerar o local entre 22 a 26 graus. Antes, num dia de verão a temperatura dentro do ginásio girava em média 34 graus. Todo o sistema é automatizado e ligado a dois geradores que também garantem energia quando necessário. Por exigência do prefeito Silvio Barros, o sistema de refrigeração libera para o meio ambiente gás ecológio, sem dano para a camada de ozônio.

Melhorias

Além do moderno sistema de refrigeração, o Chico Neto ganhou 4.538 cadeiras, aplicação de manta asfáltica na cúpula, piso emborrachado na quadra, adequações nos camarotes, banheiros e calçada, pavimentação do estacionamento, pintura completa, cabines para a imprensa, substituição de toda a parte elétrica e hidráulica, reforma da lanchonete e acessibilidade total. Foram investidos entre recursos próprios e convênio com a Caixa Econômica Federal cerca de R$ 4 milhões na reforma.

O secretário de Esportes e Lazer, Walter Guerlles, diz que com a reforma o ginásio passa a ser uma das principais estruturas esportivas do país. “Somado aos outros equipamentos da Vila Olímpica, Maringá tem hoje um centro de excelência do esporte brasileiro, não deixando a desejar a nenhum grande centro. Estamos orgulhosos e convidamos a população para participar da festa de abertura conosco”.

Guinness Book

Uma extensa programação esportiva vai marcar a reabertura do Ginásio. Na quinta-feira (1º), a partir das 8 horas, esportistas maringaenses iniciam uma maratona de futsal para bater o recorde mundial de duração de uma partida de futsal, levando Maringá para o Guinness Book.

A maratona, que tem apoio da Prefeitura e da Liga de Futsal de Maringá, pretende ultrapassar a marca de 32 horas e 20 minutos de jogo, registrada em Natal (RN) em 2009. A partida de Maringá está prevista para ter 33 horas de duração, encerrando na sexta-feira, às 17 horas.

Santos e Falcão

O grande evento de reinaugração do Chico Neto será o amistoso entre a equipe do Santos – campeã da Liga Futsal 2011, contra a Seleção Paranaense de Futsal/Ciagym, que será realizado na sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 20 horas. A equipe do Santos conta com o melhor jogador de futsal do mundo, Falcão, que confirmou presença na partida.

Antes da partida principal, a Seleção Maringaense Master de Futsal enfrenta a Seleção Master de Paranavaí, às 19 horas. A entrada para os amistosos será gratuita, com limitação 4,5 mil lugares. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Chico Neto, com limite de um por pessoa.

Seleção Brasileira de Handebol

Dando continuidade à programação de reinauguração do ginásio, no sábado (3), às 20 horas, haverá amistoso entre a Seleção Brasileira de Handebol e Seleção Paranaense/Maringaense. Antes, às 19 horas, a equipe de futsal master de Maringá enfrenta a equipe de Campo Mourão.

A cerimônia oficial de entrega do Ginásio será às 19h30, do sábado (3), com a presença do prefeito Silvio Barros, atletas maringaenses, associações esportivas e convidados.